OBSERVATÓRIO SOCIAL DE BRUSQUE E REGIÃO

 

O Observatório Social de Brusque e Região é pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos ou lucrativos, destinada a promover a cidadania e a participação coletiva. É constituído por voluntários e funcionários/estagiários que fiscalizam o destino do dinheiro público, por meio do acompanhamento de licitações, além de realizar ações de cidadania fiscal.

 

Congrega representantes da sociedade civil organizada, executivos e profissionais liberais de todas as categorias, sem vinculação político-partidária, dispostos a contribuir no processo de difusão do conceito de cidadania fiscal, que é a capacidade de entendimento da importância social dos tributos e a necessidade do controle, por parte da sociedade, dos gastos públicos. 

 

 

O QUE FAZ


1. Pesquisa, analisa e divulgar informações sobre o comportamento dos órgãos públicos municipais, com relação à aplicação dos recursos, ao comportamento ético de funcionários e gestores, aos resultados gerados e à qualidade dos serviços prestados, através do monitoramento das licitações;

 

2. Educa e faz esclarecimentos, no sentido de reverter o quadro de desconhecimento, por parte de indivíduos, empresas e entidades, através de mecanismos capazes de possibilitar o exercício da cidadania fiscal, do controle e da qualidade na aplicação dos recursos públicos no âmbito municipal.

 

 

COMO FAZ

 

Diferentemente de outras iniciativas, o OS não prega somente o combate à corrupção, pois entende que o caminho para minimizar os desvios dos recursos públicos passa por avaliar e monitorar o sistema de compras da Prefeitura e Câmaras de Vereadores, atuando ativamente junto aos responsáveis pela tomada de decisão e autorizadores dos gastos públicos.



HISTÓRICO


Em meados de 2010, o Presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Sr. Nelson Zen Filho, tomou conhecimento do Observatório Social em material escrito. Buscou maiores informações e achou interessante a idéia. Comentou sobre a iniciativa com outros empresários e convidou o Coordenador Executivo do Observatório Social de Itajaí, Professor Jonas Tadeu, para participar de uma reunião no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque. A explanação do Professor Jonas aumentou ainda mais o interesse dos empresários e entidades no projeto, que resultou num pedido ao Observatório Social do Brasil (OSB) para uma palestra a respeito, para entidades, empresários, autoridades e pessoas interessadas pelo assunto. Atendendo ao pedido, o Sr. Sir Carvalho do OSB passou um dia na cidade de Brusque (31/05/2010), fez palestra sobre assunto e almoçou com empresários da cidade. Depois desses dois momentos, a Associação Empresarial de Brusque e outras entidades se engajarem na instalação de um Observatório Social na cidade, pois entenderam que tal iniciativa seria de grande importância para a comunidade Brusquense.

 

Além da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), mais dez entidades se somaram para fundar o Observatório em nosso município, são elas: Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (AMPE), Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (CESCB), Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (SINDILOJAS), Sindicato das Indústrias Metal Mecânica e de Materiais Elétricos de Brusque (SIMMEBr), Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Brusque (SINDUSCOM), Sindicato das Indústrias do Vestuário do Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SINDIVEST), Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque, Botuverá e Guabiruba (SIFITEC), Sindicato dos Contabilistas de Brusque (SINDICONT) e OAB - Subseção de Brusque.

 

Após algumas reuniões, foi definido a participação financeira (desembolso mensal) de cada entidade em favor do Observatório Social de Brusque. Com tal definição (final de 2010), os representantes das entidades estabeleceram o perfil do Diretor Executivo do futuro Observatório Social e após entrevistas de candidatos, foi escolhido pelos representantes o Sr. Evandro Carlos Gevaerd como o Diretor Executivo, com a missão de estruturar e operacionalizar o Observatório Social da cidade e no dia 28 de abril de 2011, foi oficialmente instalado o Observatório Social de Brusque, em jantar na Sociedade Esportiva Bandeirante. 

 

A partir de janeiro de 2013, passou a atuar também no município de Guabiruba. Hoje o Observatório atende na Rua Rodrigues Alves, nº 165, Sala 203 - Edifício Quartzo, no centro de Brusque e tem como presidente o Senhor Pedro Afonso Hoffmann.

 

 

Fique por dentro do Observatório Social de Brusque e acompanhe as novidades.
Telefone: (47) 3355-5221
Rua Rodrigues Alvez 165
Edifício Quartzo Sala 203
CEP: 88350-160
Brusque - SC
© 2012-2017 OBSERVATÓRIO SOCIAL DE BRUSQUE