Artigo de Opinião
Os Caciques da Política
09/10/2017

No Brasil, alguns dirigentes de partidos - os ‘velhos caciques da política'- ainda têm muito poder sob os partidos políticos, e constantemente acabam coordenando ações no sentido de se perpetuar no poder e privilegiar seus interesses. 

 

Enquanto os cidadãos procuram agir de forma bem intencionada, por outro lado existe uma ‘força' que não é visível, que ocorre por trás dos bastidores, onde alguns políticos fazem acordos para aprovar apenas o que lhes é conveniente. Isso, é claro, sempre no sentido de garantir um projeto político de próprio interesse ou, de alguma forma, se beneficiar do que é público, em especial dos recursos públicos.
E em Brusque não poderia ser diferente. Personagens da política local ainda têm uma influência muito grande nas decisões que nem sempre estão alinhadasaos anseios da população. É flagrante a troca de favores a nível político, tudo isso envolvendo o suado dinheiro do contribuinte, ou seja, dinheiro público.E já passou da hora de a população dar um basta a isso. 

 

O Observatório Social de Brusque e a população vêm acompanhando manifestações de vereadores, que buscam amparo legal ou alguma desculpa sem sentido e de fraca consistência, para querer desvirtuar aquilo que a comunidade quer. E com o intuito de evidenciar quais são os políticos comprometidos ou não, como a nossa cidade, vamos realizar um trabalho mais eficaz, quanto ao desempenho de nossos representantes.

 

Queremos que todos os políticos sejam comprometidos com a moralidade e honestidade. Que sejam competentes e cumpram suas funções com responsabilidade, e não fiquem apenas fazendo a gestão de suas carreiras políticas, o que é uma vergonha. As entidades e a população de Brusque precisam começar a olhar os políticos da cidade com outros olhos. Não podemos mais ser reféns desse jogo de interesses.Temos que fazer com que as decisões sejam moralizadoras e não de conveniências políticas. 

 

Por isso, o Observatório Social de Brusque inicia uma campanha para reforçar ainda mais a luta pela moralização da política brusquense. A partir da próxima semana serão divulgados, no site e nas redes sociais do OSBr, bem como encaminhados bimestralmente à imprensa, um placar de como cada vereador/partido político vota em relação aos projetos que buscam a moralização da política e serviço público brusquense.

 

Será criado um placar que demonstrará como cada vereador/partido político está votando pelas reformas que entendemos ser necessárias para aperfeiçoar e moralizar a gestão pública. Seis meses antes da próximaeleição municipal, ou seja, a partir de junho de 2020,o OSBr pretende colocar outdoors na cidade para evidenciar as votações, destacando os partidos e vereadores que votaram a favor e contra as leis que pretendem moralizar as relações entre os poderes e outras oriundas do senso comum de nossa comunidade. Fique de olho e ajude a fiscalizar nossos representantes!

 

Evandro Gevaerd
Diretor executivo do Observatório Social de Brusque (OSBr)

 

 
Fique por dentro do Observatório Social de Brusque e acompanhe as novidades.
Telefone: (47) 3355-5221
Rua Rodrigues Alvez 165
Edifício Quartzo Sala 203
CEP: 88350-160
Brusque - SC
© 2012-2017 OBSERVATÓRIO SOCIAL DE BRUSQUE